Parnasianismo
Assim como toda escola literária depois do Romantismo, o Parnasianismo surgiu na França, em meados do século XIX, contemporâneo ao Realismo e ao Naturalismo. E assim como o Realismo e o Naturalismo, o Parnasianismo surgiu como reação ao lirismo romântico, criando uma poesia objetiva e impessoal (ao contrário da romântica que era subjetiva e pessoal). Os poetas parnasianos ficaram conhecidos por sua obsessão pela perfeição formal ou estética dos poemas. Tal perfeição pode ser observada em seu vocabulário (escolhido minuciosamente e com palavras rebuscadas, tanto que eram chamados de "poetas do dicionário"), na métrica dos poemas (preferência pelo soneto, que tem forma fixa - versos Alexandrinos, com 10 sílabas, ou dodecassílabos, com 12). Tal busca pela perfeição é explicada pelo lema parnasiano de fazer a "arte pela arte", ou seja, sem engajamento nenhum, seja social, político, religioso ou pessoal. Com isso, seus temas são bem restritos, como os temas mitológicos (perfeição), metalinguísticos (falando sobre o trabalho do verso), descritivos (falando sobre a arte ou objetos de arte)... Nos metalinguísticos, os poetas geralmente comparam seu trabalho com o de um ourives, engenheiro ou arquiteto, que cuida para que seu trabalho atinja a perfeição, mesmo que isso demande muito esforço.
Os três principais poetas parnasianos, conhecidos como Trindade Parnasiana, são:
- Olavo Bilac: ganhou o título de "Poeta das Estrelas", com cadeira na Academia Brasileira de Letras. Seu poema tratava do amor, de forma erótica (mas colocando a perfeição formal em primeiro lugar)
- Raimundo Correa: o mais "quadrado" dos três, se preocupava demais com a perfeição formal.
- Alberto de Oliveira
· Simbolismo
O Simbolismo surgiu na França após o Parnasianismo, no final do século XIX, como reação ao cientificismo materialista dos realistas/naturalistas/parnasianistas. Foi a volta à temática subjetiva do Romantismo, do Barroco e inclusive da Idade Média. No lugar da poesia dedutiva do parnasianismo (ou seja, uma poesia objetiva), os simbolistas elaboraram poesias indutivas (sugestivas, subjetivas, não-lógicas, emocionais).
Como forma de aumentar ainda mais essa subjetividade e essa fuga do lógico e do real, os simbolistas apoiaram suas obras na Música, considerada por eles a mais emocional, mais completa e subjetiva das artes; e para buscar musicalidade no texto, eles usavam frequentemente a aliteração e a assonância (repetição de consoantes e vogais, respectivamente).
Como queriam fugir do mundo material, o mundo espiritual era um tema constante para os simbolistas, que usavam, muitas vezes, termos ritualistas (usados em cultos religiosos). O EU também é extremamente valorizado, sendo que a função emotiva e a poética convivem na maioria dos poemas.
Principais autores:
1. Cruz e Sousa: poeta do branco (usava a cor para dar mais espiritualidade temática, como muitos dos simbolistas que usavam o roxo, o azul e o cinza (cores frias e bucólicas).
2. Alphonsus de Guiumaraens: extremamente espiritualista, busca nos ritos católicos os temas para seus textos.
1. Marque a afirmativa correta:
a) x O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia.
b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.
2. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:
a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza;
b) x preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;
c) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos;
d) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo;
e) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.
3. Não caracteriza a estética parnasiana:
a) a oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.
c) A obsessão pelo adorno e contenção lírica.
d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.
e) x A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.
A Via-Láctea se desenrola
Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac)
Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:
a) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.
b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.
c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros.
d) x Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.
5. Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar:
a) É sentimentalista;
b) Assume uma visão crítica da sociedade;
c) Seus autores estiveram sempre atentos às transformações do final do século XIX e início do seguinte;
d) x O seu traço mais característico é o endeusamento da forma;
e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno à arte barroca.
6. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
a) Procura evocar a realidade e não descrevê-la minuciosamente.
b) x O poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade.
c) O valor musical dos signos lingüísticos é um efeito procurado pelos poetas.
d) O simbolismo mantém ligações com a poética romântica.
e) O tema da morte é valorizado pelos simbolistas.
7. Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista:
a) x Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referência a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.
b) Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.
c) Nas obras há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestações da matéria.
d) Preferência pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.
e) Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.
Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...
Infinitos espíritos dispersos
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.
a) Valores fonêmicos como elemento estrutural.
b) O emprego adequado de símbolos.
c) Alucinações sinestésicas.
d) x Exatidão descritiva.
e) Um código novo e requintado.
9. O simbolismo caracterizou-se por ser:
a) positivista, naturalista, cientificista;
b) x antipositivista, antinaturalista, anticientificista;
c) objetivo – racional;
d) uma volta aos modelos greco-latinos;
e) subjetivista – materialista.
10. Assinale a afirmação que não corresponda ao Simbolismo:
a) Evocar os objetos pouco a pouco, através de um processo encantatório que caracteriza o Simbolismo.
b) Correspondência e inter-relações de sentidos, sinestesias.
c) Vida literária marcada pela excentricidade, artifício, insânia.
d) Vida introspectiva, o homem voltado para dentro de si mesmo, levando-o à duvida, as perguntas angustiantes.
e) x Arte poética como fruto do consciente.
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ResponderExcluirhttp://mlmarangon.blogspot.com/
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Abraços.
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ResponderExcluirPooow é massa mesmo exatamente tudo aquilo que vi em sala de aula :D
ResponderExcluira 4º questão a alternativa certa é a letra ( B )ao contrario da resposta que a senhora colocou lá ( D ),veja se estou certo... Desde já agradeço.
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